Um sonho a se realizar!



Na verdade, as Bibliotecas são instrumentos de Paz, pois reunem a juventude, de forma bem eficaz. Quem frequenta uma biblioteca, muda de opinião, aprende e se satifaz. O projeto Biblioteca, tem essa finalidade: trabalhar para construir, uma nova sociedade, como cidadãos conscientes, mais finos, mais eloqüêntes, com mais força e mais vontade.
As bibliotecas na verdade, promovem mudança e, com isso, a juventude enaltece, dando apoio e confiança, pois a boa educação, começa com a atenção que damos as crianças.
Viva pois a BIBLIOTECA, um Projeto que está modificando a nossa comunidade, porque só a educação pode dar ao cidadão, CONSCIÊNCIA E LIBERDADE!

Por Valdek de Garanhuns - Poeta de Cordel

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Saiba como procurar artigos acadêmicos de graça na Internet

Na hora de escrever um trabalho acadêmico, seja na faculdade ou na pós-graduação, não dá pra citar a Wikipedia como fonte. Um dos princípios da ciência é que ela é construída de forma interativa, ou seja, o trabalho dos que vieram antes serve de base para o seu trabalho, e assim por diante.

Por isso é importante usar fontes confiáveis, e no mundo acadêmico essas fontes são os periódicos científicos. Como o próprio nome já diz, são publicações periódicas nas quais as mais recentes descobertas e pesquisas são publicadas após passar por um filtro formado por outros pesquisadores da área, também chamados de "pares".

Acesso Restrito versus Acesso Livre

Existem periódicos especializados em todas as áreas do conhecimento humano, da medicina à entomologia (estudo dos insetos), passando pela ciência da computação. Infelizmente, grande parte desses periódicos está nas mãos de grandes editoras acadêmicas, que cobram bem caro pelo acesso ao texto completo dos artigos. Você consegue visualizar, no máximo, o título, os autores e o resumo. E sabe o que é pior? Os autores originais não recebem nenhuma compensação monetária por isso.

Se você estuda em uma universidade federal ou estadual que possua convênio com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), você está com sorte: dentro do seu campus você consegue acessar e fazer download das principais bases de artigos pagas do mundo.

Mas se você, por outro lado, não tem essa facilidade, nem tudo está perdido: há boas opções de bases que indexam e disponibilizam artigos de periódicos que seguem a filosofia do acesso livre, ou seja, o texto completo está ali para quem quiser consultá-lo e usá-lo como base da sua pesquisa.
A Iniciativa dos Arquivos Livres (OAI, na sigla em inglês) pretende ajudar na disseminação do conhecimento científico facilitando seu acesso. E faz todo o sentido, não é mesmo? Afinal, para pesquisas realizadas com patrocínio público, quem está pagando é você também.

Ah, uma dica importante: isso não quer dizer que você pode copiar o texto dos artigos e dizer que são seus, ok?
Isso é considerado plágio e invalida todo o seu trabalho.
Toda a sua pesquisa precisa ser creditada com os nomes do autores corretos, quando houver citações.

Bases que oferecem acesso a artigos completos

- Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
Essa base é mantida pelo IBICT, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, e pretende ser uma base exaustiva de todas as teses e dissertações produzidas em programas de Mestrado e Doutorado de instituições públicas (e algumas particulares) brasileiras. É obrigação dos alunos que defendem sua tese ou dissertação de disponibilizar o conteúdo completo na base desde 2002. Possui atualmente mais de 150.000 obras disponíveis para consulta.

Fonte:
Anna RaquelPara o TechTudo / abril 2011http://www.techtudo.com.br/

* Aqui registro alguns sites seguros para sua pesquisa escolar ou acadêmica:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre nosso blog